Petisco da Veia
  • Link 1
  • Link 2
  • Link 3
  • Link 4
  • Link 5
  • Link 6
  • Link 7

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

'Preguiçosos' do Twitter ganham gerador automático de frases curtas

Postado por Equipe Foka às 15:50
Enviar por e-mail Postar no blog! Compartilhar no X Compartilhar no Facebook


No maior clima “organizações Tabajara”, um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revelou nesta quarta-feira (16) um gerador automático de frases para o Twitter. “Acordou sem inspiração? Nada de especial aconteceu em sua vida? Seus problemas acabaram! Chegou o Incrível Twitter Generator! Basta apertar o botão e... pronto! Nunca mais fique sem ter o que dizer no Twitter”, promete a novidade, disponível aqui.

A ideia agradou e foi retweetada por diversos usuários do microblog no Brasil – alguns, talvez com preguiça de criar suas próprias frases, se mostraram dispostos a aderir ao novo serviço.

“Fiquei surpreso, porque alguns levaram a brincadeira a sério. Aqueles que realmente adotarem o Twitter Generator para atualizar seus perfis podem ficar frustrados, pois as frases vão acabar se repetindo”, explicou ao G1 Alex Primo, de 39 anos, idealizador do projeto e professor do programa de pós-graduação em comunicação e informação da UFRGS.

Segundo ele, seu objetivo com o Twitter Generator é fazer as pessoas refletirem sobre o uso que fazem do microblog Twitter, cada vez mais popular no Brasil e no mundo. O idealizador teve a colaboração de três pessoas para bolar as mensagens de até 140 caracteres e também de um programador para criar o sistema do “generator”.

Entre as frases no estilo “conversa de elevador” estão “só tem bobagem passando na TV”, “faltou luz e não pude ver o jogo”, “pepino às 18h de sexta é abacaxi....”, “boa tarde twitters!”, “alguém tem uma aspirina aí?”, “RT @alinedecampos quem se estressa ou emburra por coisinhas é porque tem pouca coisa para fazer” e “baixando episódios do #Lost para fazer uma maratona neste fim-de-semana”.



pesar de muitos tipos de tweets se repetirem -- tem a turma que dá bom dia, a da reclamação e a que repassa links, por exemplo --, Alex defende não ser possível falar em uso correto do Twitter ou classificar as mensagens como inúteis. “O bonito do site é justamente isso: há espaço para perfis de negócios, pessoais e de pesquisa. Cada um divulga e recebe informações relacionadas a seus interesses. Se não gostar, é só dar unfollow [parar de seguir um internauta].”

Segundo Alex, também pesquisador de cibercultura, seu projeto baseado no Twitter cria uma discussão sobre os hypes (modinhas) do espaço virtual. “Na internet, temos um lançamento revolucionário a cada dia. Nossa percepção de revolução é muito fugaz: amanhã, por exemplo, ninguém mais se lembrará do Twitter Generator”, explica o professor.

Então pelo menos enquanto a ferramenta for “hype”, vale dar uma passada no site e apertar o botão “generate” para se divertir com os clichês típicos do Twitter (aliás, “o site está baleiando ou é minha conexão que está baleiada?”). Qualquer semelhança com tweets reais não passam de mera coincidência.
TECNOLOGIA

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Equipe Foka
Ver meu perfil completo

Kiss FM

Seguidores

Petisco da Veia / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2011 Subscrever Postagens Feed Posts Subscrever Comentários Feed Comentários