Petisco da Veia
  • Link 1
  • Link 2
  • Link 3
  • Link 4
  • Link 5
  • Link 6
  • Link 7

Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

EXPLOSÃO EM STO ANDRÉ : Bombeiros confirmam 2 mortos

Postado por Equipe Foka às 12:26
Enviar por e-mail Postar no blog! Compartilhar no X Compartilhar no Facebook

Uma loja de fogos de artifício explodiu nesta quinta-feira (24) em Santo André (região do ABC, na Grande São Paulo) por volta das 12h30. Diversas casas vizinhas ao local, que fica na rua Américo Guazelli, altura do número 200, no bairro Silveiras, foram atingidas. Quatro residências ficaram totalmente destruídas.

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Prefeitura informam que duas pessoas morreram, um homem de cerca de 40 anos e uma mulher de cerca de 60 anos, que seriam o dono da loja e sua mãe. De acordo com o comandante Luiz Humberto Navarro, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, os dois corpos foram encontrados na parte da frente da loja.

O capitão Miguel Jodas, porta-voz do Corpo de Bombeiros, que está no local e havia informado que 11 pessoas tinham morrido, corrigiu a informação por volta das 15h25. Também segundo Jodas, duas pessoas morreram. O Instituto Médico Legal (IML) ainda não confirma o número exato de mortes.

Segundo o tenente Marcos Palumbo, também do Corpo de Bombeiros, há 14 pessoas feridas e três desaparecidas. O boletim oficial da Prefeitura de Santo André, no entanto, fala em 12 feridos e dois desaparecidos, que moravam no local da explosão. Um adolescente de 14 anos que chegou a ser dado como desaparecido foi encontrado - ele estava na escola.

Segundo a prefeitura, sete pessoas estão sendo atendidas no Centro Hospitalar de Santo André e outras três no Pronto Atendimento Central.

A causa da explosão ainda não é conhecida, segundo os bombeiros. "É uma terra arrasada", afirmou Luiz Humberto Navarro, comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

O trabalho dos bombeiros é feito por escavadeiras e também manualmente. Segundo Navarro, as buscas no local devem ser encerradas até as 19h. Cerca de 80 bombeiros estão participando do resgate, além de 70 guardas municipais, 35 funcionários da Defesa Civil, 20 agentes de trânsito e 12 do Samu. Três cães farejadores da equipe de resgate de São Paulo também estão no local em busca de outros corpos que podem estar soterrados.

Todas as ruas ao redor estão bloqueadas, com fitas de isolamento. Escavadeiras retiram do local carcaças de carros e caminhões recolhem os entulhos. Há cerca de 300 curiosos acompanhando os trabalhado dos bombeiros, segundo a Polícia Militar.

Casas evacuadas
Segundo a nota da prefeitura, 30 casas próximas ao local da explosão foram evacuadas preventivamente pela Defesa Civil e os moradores foram levados para casas de parentes.

"Quem está nas zonas quente e morna, que é como nós classificamos o entorno da explosão, não vão voltar para casa hoje", completou o tenente Palumbo.

De acordo com ele, o foco agora é achar vítimas, por isso não é possível saber quantas pessoas estão desabrigadas ou qual é a extensão do local afetado. A Defesa Civil avalia os danos provocados nas residências próximas e deve interditar algumas delas devido a danos na estrutura.

Álvara de funcionamento
A loja que explodiu se chamava Pipas e Companhia, segundo informaram comerciantes vizinhos ao local. Além dos fogos de artifício, o local tinha um depósito e também vendia artigos para pipas.

O prefeito de Santo André, Aidan Ravin, confirmou que o estabelecimento tinha alvará de loja e funcionava corretamente, comercializando fogos e pipas, desde 1996. Mas, segundo os bombeiros, há indícios de que havia fabricação de fogos nos fundos da loja, o que é irregular.

"Pelo cheiro e pela pólvora acumulada em recipientes no local achamos que havia fabricação, provavelmente de buscapés, bombinhas e varetas", falou o tenente Palumbo.

Relatos
Relatos de testemunhas dizem que a vibração da explosão foi sentida em bairros vizinhos. Uma funcionária da fábrica de embalagens Pirâmide, que fica no número 55 da mesma rua, contou ao UOL Notícias que estava almoçando em um restaurante a cerca de 1 quilômetro da loja no momento da explosão e mesmo assim sentiu os tremores. "Foi horrível, todo mundo entrou em pânico e pensou que tinha caído um avião", lembrou. (Veja os depoimentos)

Um dos feridos seria o dono da mecânica vizinha à loja, conhecido como Wagner. Segundo o dono da empresa de filtros Gradial, Almedir Botelho, que fica em frente à fábrica de fogos, o mecânico estava sozinho no momento da explosão e foi para o hospital apenas com ferimentos leves.

O empresário contou que o carro que é visto no local da explosão estava em um elevador dentro da mecânica e foi arremessado. Segundo ele, as casas da região foram destelhadas e os vidros do salão de beleza próximo à fábrica estouraram.
NOTICIAS SÃO PAULO

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Equipe Foka
Ver meu perfil completo

Kiss FM

Seguidores

Petisco da Veia / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2011 Subscrever Postagens Feed Posts Subscrever Comentários Feed Comentários