Petisco da Veia
  • Link 1
  • Link 2
  • Link 3
  • Link 4
  • Link 5
  • Link 6
  • Link 7

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Entenda a crise politica de Honduras

Postado por Equipe Foka às 10:32
Enviar por e-mail Postar no blog! Compartilhar no X Compartilhar no Facebook

Quase três meses depois de ter sido retirado do poder, o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, retornou ao país na segunda-feira (21) e está alojado na embaixada do Brasil, o que gerou conflitos entre militares e manifestantes pró-Zelaya. Confira perguntas e respostas sobre a crise política no país.

Quando Manuel Zelaya foi deposto?

Presidente eleito em 2006, ele foi deposto no dia 28 de junho por um golpe militar.

Por que os militares tomaram o poder em Honduras?

Os militares argumentam que Zelaya queria incluir nas cláusulas das eleições, que ocorrem em novembro deste ano, a possibilidade de mudar a Constituição do país para poder se reeleger.

Quem ficou no lugar de Zelaya?

Ele foi substituído pelo presidente do Congresso, Roberto Micheletti, inimigo político de Zelaya.

Por que Zelaya fugiu após o golpe?

O governo interino expediu uma ordem de prisão contra Zelaya e disse que ele seria preso se voltasse a Honduras.

Qual foi o efeito do golpe para a política do país?

Foram realizadas diversas manifestações de rua, de ambos os lados. Além disso, líderes internacionais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, condenaram o golpe.

O país também sofreu outras retaliações?

Vários fundos de ajuda econômica ao país, que é um dos mais pobres da América Latina, foram cortados.

Onde Zelaya esteve nos últimos três meses?

Logo depois do golpe, Manuel Zelaya foi para o exílio na Costa Rica. A maior parte do tempo, no entanto, o presidente deposto ficou na Nicarágua. No dia 24 de julho, ele tentou voltar a Honduras para retomar o poder, mas foi barrado pelo Exército na fronteira. Ele também foi aos EUA e ao Brasil em busca de apoio político.

Quando será a nova eleição em Honduras?

O presidente interino confirmou as eleições para 29 de novembro. O governo diz que não permitirá que Manuel Zelaya participe da disputa.

Onde está Manuel Zelaya agora?

Na segunda-feira (21) ele chegou à Embaixada do Brasil em Honduras, na capital Tegucigalpa. O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, diz que falou com Zelaya por telefone e, segundo Chávez, o presidente deposto viajou durante dois dias "por terra, cruzando montanhas, rios, arriscando sua vida" para conseguir chegar. Ele teria entrado escondido em um porta-malas.

Qual a situação do país hoje?

O governo interino decretou toque de recolher nesta terça (22). Os aeroportos do país foram fechados "até segunda ordem" e, na prática, as fronteiras também. Uma manifestação pró-Zelaya em frente à Embaixada do Brasil acabou em confrontos. Soldados lançaram gás lacrimogêneo e balas de borracha contra a multidão, que se dispersou.

Como o Brasil se posiciona na crise política no país?

O governo brasileiro condena o golpe e apoia o retorno de Manuel Zelaya. O governo interino de Honduras pediu que a embaixada entregue o presidente deposto. O presidente interino Roberto Micheletti diz que o governo brasileiro será responsável por atos de violência que possam ocorrer perto da sede diplomática.
POLITICA

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Equipe Foka
Ver meu perfil completo

Kiss FM

Seguidores

Petisco da Veia / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2011 Subscrever Postagens Feed Posts Subscrever Comentários Feed Comentários