Petisco da Veia
  • Link 1
  • Link 2
  • Link 3
  • Link 4
  • Link 5
  • Link 6
  • Link 7

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Câmeras de vídeo inibem assaltos a ônibus no Recife

Postado por Equipe Foka às 04:49
Enviar por e-mail Postar no blog! Compartilhar no X Compartilhar no Facebook

Cerca de 1,8 milhão de pessoas utilizam o transporte público do Recife. Além dos ônibus cheios, os usuários devem se preocupar com outro problema: os assaltos.

Para tentar minimizar o número de assaltos, a Secretaria de Defesa Social instalou câmeras dentro dos ônibus no começo do ano. Um balanço da secretaria registrou 31% de queda nos casos no primeiro semestre de 2009, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e julho de 2008, o número de assaltos a ônibus chegou a 295. Este ano foram registrados, durante os mesmos meses, 205.
A polícia alerta que os assaltantes preferem agir quando os ônibus têm menos passageiros, principalmente após as 21h.

A frota de ônibus do Recife é de quase 3 mil veículos. A secretaria afirma que boa parte possui as câmeras.

As câmeras normalmente ficam perto do motorista e flagram a movimentação dentro e fora dos veículos. As empresas ficam responsáveis pelo armazenamento das imagens. Em caso de assaltos, elas são enviadas para a Secretaria de Defesa Social.



Passageiros são avisados que são filmados
Para os passageiros da capital pernambucana, a medida não reduziu o sentimento de insegurança. “Melhorou um pouco de um tempo para cá, mas a insegurança não deixa de existir até pelos fatos que a gente vem presenciando”, diz o professor Diogo Santos.

O coronel do Centro Integrado de Operações de Defesa Social, Sérgio Viana, explica que as câmeras auxiliam na investigação e facilitam a prisão dos assaltantes. “Nós pegamos essas imagens, encaminhados à gerência da Polícia Civil. Isso tem contribuído para prisão dos elementos que praticam assaltos aos ônibus”, afirma.

O delegado Charles Gultiergue é responsável por investigações nos bairros do Ibura e Jordão. Nos últimos quatro meses, ele prendeu quatro assaltantes. “Estes equipamentos são importantes para a investigação, dão imagens dos autores, mostram a forma como eles agem”, afirma o delegado.


(Fotos: Reprodução/TV Globo Nordeste)
NOTICIAS BRASIL

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Equipe Foka
Ver meu perfil completo

Kiss FM

Seguidores

Petisco da Veia / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2011 Subscrever Postagens Feed Posts Subscrever Comentários Feed Comentários