Petisco da Veia
  • Link 1
  • Link 2
  • Link 3
  • Link 4
  • Link 5
  • Link 6
  • Link 7

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

FIM DO 1o TURNO: RAIO X DO BRASILEIRÃO

Postado por Equipe Foka às 14:09
Enviar por e-mail Postar no blog! Compartilhar no X Compartilhar no Facebook
Neste domingo o Brasileirão 2009 encerrou seu primeiro turno, exceto para Inter, Atlético-MG,Santos Cruzeiro e Botafogo que têm jogos a menos. O Petisco faz um raio x do brasileirão em parceiria com o Diário Lance! e confira a evolução dos paulistas, dos líderes e de quem luta para não cair.


Palmeiras tem o melhor primeiro turno na Era dos pontos corridos

Pela tradição que o Palmeiras tem no futebol brasileiro, jamais pode-se duvidar de seu potencial e desempenho nas competições. Porém, com as duas trocas de treinadores que aconteceram ao longo do Brasileiro - Vanderlei Luxemburgo por Jorginho, e este por Muricy Ramalho - e a frustração pela queda na Libertadores, era de se esperar uma oscilação do Alviverde neste primeiro turno. Mesmo com estas modificações, o Verdão cresceu no decorrer do campeonato, e só não garantiu o topo na primeira metade do torneio nacional por tropeçar nas três últimas rodadas e depender de dois jogos adiados a serem feitos pelo Internacional.

Veja a campanha do Palmeiras no primeiro turno em 2009:


Além ter sua melhor campanha na Era dos pontos corridos, nesta temporada Marcos, Pierre e cia. têm a defesa menos vazada do Brasileiro, com apenas 17 gols tomados nos 19 jogos disputados - o melhor desempenho do setor do Verdão desde 2004. Os comandados de Muricy Ramalho ainda se sobressaem pela pequena quantidade de derrotas: apenas duas, sendo que uma foi sob o comando de Luxa, contra o Inter, no Beira-Rio, e outra de Jorginho, ante o Goiás, em Goiânia.

Confira o desempenho do Palmeiras nas rodadas até aqui disputadas:
Rodada 1ª 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Posição 3º 8º 11º 11º 6º 3º 4º 5º 4º 4º

Rodada 11ª 12 13 14 15 16 17 18 19
Posição 3º 2º 2º 2º 1º 1º 1º 1º 1º



Internacional segue no G4 e título é realidade

Apontado por muitos como um dos principais favoritos ao título, o Internacional permanceu 17 vezes (em 17 rodadas disputadas) no G4 deste Brasileirão. Apesar de ter poupado muitos titulares para a Copa do Brasil, os reservas colorados deram conta do recado e mantiveram a equipe no topo.

A perda dos títulos da Recopa e da Copa do Brasil fizeram o técnico Tite balançar no cargo. Mas a diretoria confiou no trabalho do treinador e o manteve no comando. Atitude acertada, pois o Inter chega ao final do turno (com um jogo a menos) e com reais chances de disputar o título.

Apesar de ter disputado a Copa do Brasil (concomitantemente ao Brasileirão) e a Copa Suruga (que adiou alguns jogos do Nacional), o Inter tem a segunda melhor campanha no primeiro turno desde 2003, quando o campeonato passou a ser disputado no sistema de pontos corridos. O melhor desempenho foi em 2006, quando o Colorado conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes.


Mariana Fraga
Repórter de Futebol Brasileiro
"O segundo turno do Internacional promete ser tão bom quanto o primeiro. Apesar de ter perdido Nilmar para o futebol espanhol e ter Taison em fase pouco inspirada, o Colorado foi às compras e trouxe Edu, ex-Bétis. Com Alecsandro como opção, o ataque está bem servido. Na defesa, com a saída de Álvaro, Fabiano Eller, recém-contratado, está em casa. Magrão garantiu que fica e forma com Guiñazú uma das melhores duplas de volante do Brasileiro. D'Alessandro parece ter voltado a jogar bem e tem talento para ajudar. O título e, consequentemente, a Copa Libertadores são realidade para o Inter."


Goiás superou desfalques e se manteve no G4

A campanha do Goiás no primeiro turno surpreendeu a muitos. O time começou com dificuldades, principalmente nas partidas dentro do Serra Dourada e parecia que ia ficar na parte de baixo da tabela. Mas conseguiu emplacar uma série de seis vitórias na reta final e entrou na briga por uma vaga na Libertadores.

O Goiás faz seu melhor primeiro turno na História dos pontos corridos. O aproveitamento até aqui supera a campanha de 2005, quando o time terminou a primeira fase da competição em terceiro lugar e ao fim do campeonato conseguiu a vaga para a Libertadores.

Thalita Pessoa Repórter L! RJ
A Sul-Americana já parece uma realidade para o Esmeraldino. O desafio é manter o nível do primeiro turno para carimbar uma vaga para a Libertadores, o que parece possível com a chegada de Fernandão e a recuperação dos lesionados.

Atlético-MG surpreende e briga pela ponta

Após os fracassos no Mineiro e na Copa do Brasil, o Atlético chegou desacredito e cotado para ser um dos quatro rebaixados. No entanto, o Galo soube aproveitar o fato dos principais favoritos estarem voltado para outras competições e bem ao estilo "mineirinho" chegou alcançar a liderança da competição.

O Atlético-MG, porém, oscilou um pouco nas últimas rodadas e acabou saindo do G4. Um alerta para quem já liderou o Brasileirão.

O desempenho do Galo em 2009 é muito superior aos últimos anos. Depois de alguns anos, nos quais o clube esteve até na Série B, o time está de volta a disputa pelas primeiras posições, ainda que tenha caído de rendimento nas últimas rodadas do turno.

A colocação só poderia ser melhor porque os torcedores chegaram a ver o Galo na liderança por oito rodadas.


Tricolor mantém a média e termina o turno entre os líderes

Assim como em 2008, o São Paulo começou o primeiro turno do Brasileirão abalado por mais uma eliminação na Libertadores. Longe dos primeiros colocados, e com pinta que de que deixaria o Nacional passar em branco, o Tricolor buscou na mudança de comando, forças para reagir no campeonato. Com Ricardo Gomes, o Sampa deu mais uma vez sua famosa arrancada e termina o primeiro turno em 4º lugar.

Com exceção de 2005, no qual o São Paulo terminou na zona de rebaixamento, por causa da ressaca após o tri da Libertadores, em 2009 o time manteve a média e terminou o primeiro turno entre os primeiros colocados.

A diferença em relação a 2008 é que este ano, embora o Tricolor esteja na mesma posição, a diferença para o líder é menor. Ano passado, o time iniciou o returno oito pontos atrás do líder Grêmio e a vantagem do time gaúcho aumentaria para 11 pontos após a rodada seguinte, quando os dois times se encontraram no Olímpico.

Este ano, o Tricolor está quatro pontos atrás do líder Palmeiras. E pode diminuir esta diferença em três rodadas, quando os dois times vão se enfrentar dentro do Morumbi.

MOMENTO MAIS EMBLEMÁTICO DO SÃO PAULO
Empate em 2 a 2 com o Internacional, em Porto Alegre, especialmente no segundo tempo, quando o time marcou dois gols.

O São Paulo é conhecido no Brasileirão como um time que parece morto, que está fora da disputa, mas que nunca morre. Aos poucos, vai se recuperando, vencendo jogos em série, conquistando uma longa sequência invicta, até chegar (e ultrapassar) os líderes do Brasileirão. A diferença para Palmeiras chegou a ficar em 13 pontos. Agora, está em seis. Ano passado, na campanha do hexa, o Sampa tirou 11 pontos do Grêmio, que virou o turno na ponta.

ANALISE DO ESPECIALISTA

Um filme que o são-paulino já sabe o final

O primeiro é ótimo; o segundo pode ser ainda melhor, mas não é regra; depois, o terceiro tende a ser muito fraco ou sedimentar a sequência. Assim costumam ser os comentários sobre trilogias cinematográficas. No futebol, o São Paulo fez a sua trilogia nos últimos anos, completando uma saga de Campeonatos Brasileiros chegando ao sexto título nacional. Mas, para quem imaginava que o clube estava satisfeito, se enganou. Senhor dos Anéis, Guerra nas Estrelas, Matrix? Não! O Tricolor atua no melhor estilo Jason, personagem principal dos filmes de terror "Sexta-feira 13".
E assim o São Paulo assusta seus adversários, que imaginaram a morte do rival este ano. Engano. Após mais um ano eliminado na Libertadores, a crise foi a maior possível, o que causou até a saída do técnico Muricy Ramalho. Mas, surpreendentemente, sob o comando de Ricardo Gomes, o Jason renasceu e está na cola de suas vítimas novamente. Obviamente o retorno passou pela melhora de jogadores chaves como Hernanes, Jorge Wagner e ainda tem Rogério Ceni para renascer. Ou seja, não dá para duvidar do dono da trilogia nacional. Pois, o quarto filme, que parecia improvável, já começa a ser produzido, e com um final que os são-paulinos conhecem bem.
E é sempre bom lembrar que a sequência "Sexta-Feira 13" já está em seu 12º filme. E Jason ainda deve aparecer em mais um em 2010. Buuu!!!

Corinthians ainda sonha com a Tríplice Coroa

O Corinthians começou a disputa do Campeonato Brasileiro apontado como um dos favoritos. No início da competição, o clube paulista ainda priorizava a Copa do Brasil e jogou as primeiras partidas com o time reserva. Após a conquista da Copa do Brasil, o time chegou até a figurar no G4, mas a janela de transferências prejudicou as esperanças do time. O técnico Mano Menezes chegou a jogar a toalha, mas agora diz que se mantiver o atual elenco e com a chegada de reforços, é possível voltar a brigar pela ponta e fechar a Tríplice Coroa. Mas a cabeça, é claro, já está na Copa Libertadores de 2010.

Se não vencesse o Atlético-MG no último domingo, no Pacaembu, o Corinthians teria pior desempenho no primeiro turno do que o obtido em 2007, ano do rebaixamento para a Série B. A oitava colocação, no entanto, só não é melhor do que o ano de 2005, quando o Timão de Tevez & Cia. terminou em primeiro na metade da competição e sagrou-se campeão após 42 rodadas.

Com a cabeça na Copa do Brasil, o Timão poupou a maioria dos titulares nas primeiras rodadas do Nacional e, por isso, figurava nas últimas colocações. Depois do título, a equipe embalou uma boa sequência, principalmente no Pacaembu, e chegou até a entrar no G4. Com a saída de Cristian, André Santos e Douglas, veio a queda de produção, prejudicada ainda pelas lesões de Ronaldo, Alessandro e outros jogadores.

ANALISE DO ESPECIALISTA

O Corinthians tinha, até o meio do primeiro turno, o melhor time do país. Com ele, conquistou a Copa do Brasil e o Paulistão. Mas a venda de André Santos, Cristian e Douglas desmontou a equipe de Mano Menezes. Jucilei, Edu, Henrique, Bill, alguns garotos que foram promovidos das categorias de base e o novo time vão demorar para engrenar. Por isso, Mano jogou a toalha depois da derrota para o Flamengo (o quinto jogo sem vitória). Disse que, com essa equipe, não dá para disputar o título com os primeiros colocados. Para piorar, Ronaldo só deve voltar em meados de setembro, atrasando ainda mais a recuperação corintiana.

Para chegar ao penta, a torcida precisa torcer por alguns fatores... Muito!

1) Ronaldo tem de voltar voando, marcando gols e decidindo vitórias para o Timão. O problema é que ele precisará de tempo para readquirir a forma física e técnica.

2) Defederico não pode perder tempo na adaptação. Tem de chegar, vestir a 10 que era de Douglas e voar. Mas como cobrar e esperar isso de um garoto de 20 anos, que terá de mudar de clube, de cidade, de país?

3) Jucilei, Edu e Elias (este se não for negociado até o fim da janela...) terão de se entrosar mais rapidamente. E precisam encaixar marcação e armação como fazia o trio Cristian-Elias-Douglas.

4) Dentinho e Jorge Henrique, que desfalcaram a equipe em algumas rodadas por suspensão ou lesão, têm de manter o nível do primeiro semestre. O detalhe é que os atacantes, que jogam abertos no ataque corintiano, dependem do meio-de-campo para renderem como tal.

5) Nas laterais, Alessandro terá de se recuperar a tempo de jogar as primeiras rodadas do returno. E Sylvinho, que atua fora do Brasil há dez anos, não pode ter tempo para se readaptar.

Mano é competente, tudo bem, mas se o próprio diz que não venderá a ilusão de que o penta brasileiro é possível, é bom a Fiel pensar e sonhar com o título inédito da Libertadores! Até lá, o Corinthians de Mano terá tempo para se remontar. E para voltar a ser o melhor time do Brasil.

Irregularidade marca campanha santista

Regular. É assim que pode-se definir a campanha do Santos finalizado o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. É bem verdade que o time pode melhorar sua colocação ainda, já que tem um jogo atrasado a fazer, contra o Internacional, na Vila Belmiro.

Durante toda a disputa do primeiro turno, a grande missão da equipe santista foi encontrar o equilíbrio entre o ataque e a defesa. Vagner Mancini não conseguiu dar jeito no problema, e foi mandado embora. Com Luxemburgo, o Peixe vem em uma crescente. São três vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Para melhorar o rendimento e brigar por uma vaga na Libertadores, desejo de todos dentro do clube, o Santos terá de melhorar o aproveitamento dentro da Vila Belmiro. O Alçapão parece já não ser mais temido pelos rivais. Apostando no fator casa, Luxemburgo acredita que o Peixe pode crescer dentro da competição.

Nos primeiros campeonatos por pontos corridos, o Peixe foi soberano. Sempre esteve brigando pelas primeiras colocações. Ano a ano, o desempenho vem caindo de forma acentuada. Nos últimos três anos, o time não ficou nem perto de terminar o primeiro turno no G-4, o que reflete a queda de rendimento da equipe santista no Campeonato Brasileiro.

ANALISE DO ESPECIALISTA

O torcedor santista iniciou o Brasileirão tendo expectativas positivas com relação ao desempenho do time dentro de campo. Nas primeiras rodadas, o time mostrou uma força ofensiva muito grande. O desequilíbrio defensivo, entretanto, foi mais acentuado do que o esperado, e complicou a projeção da equipe. Com o passar das rodadas, o Peixe foi caindo na tabela. Perdeu a força dentro da Vila Belmiro e viu Vagner Mancini ser demitido. Com Luxa, o roteiro não tem sido diferente. O time parece engrenar, mas perde pontos dentro de casa. O Santos do primeiro turno foi um time que se mostrou com um apetite fora do comum para o ataque, mas com uma desorganização defensiva inaceitável para quem almeja uma vaga na Libertadores do ano que vem. E isso custou vários pontos para a equipe santista.

E nessa 3a feira o Petisco mostra o raio-x do rebaixamento , não perca!
FUTEBOL

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Equipe Foka
Ver meu perfil completo

Kiss FM

Seguidores

Petisco da Veia / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2011 Subscrever Postagens Feed Posts Subscrever Comentários Feed Comentários